Versículos da bíblia que falam sobre a morte

Bíblia fala sobre a morte

Mesmo sabendo que a morte é um processo natural da vida, ao lidarmos diretamente com ela, podemos desencadear fortes abalos emocionais, como: tristeza, estresse, solidão, ansiedade e desespero. Chegamos até mesmo a nos remeter a vários questionamentos, como: “Por que ele(a) morreu tão cedo?”, “Eu poderia ter feito algo para evitar.”, “Será que foi erro médico?” 

Nas escrituras, esse sentimento é natural e podemos encontrar o consolo em Jesus Cristo. 

Sabemos que aquele que está em Cristo, quando morre, entrará no descanso eterno e terá uma vida sem sofrimentos ao lado de Deus. 

Um exemplo desta afirmação encontra-se em João 11:25-26, que diz: Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”

Abaixo, listamos 9 passagens da Bíblia que ajudam a passar por este momento tão penoso, trazendo conforto e perspectiva de esperança. 

1 Coríntios 6:14

Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. 

A passagem diz que assim como Jesus Cristo ressuscitou no terceiro dia, Deus também irá nos ressuscitar para viver uma vida eterna.

João 14:1-4

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”. 

Nesta passagem da bíblia, Jesus Cristo diz para não perturbar os nossos corações, pois, após a morte, estaremos ao lado de Deus, em um lugar preparado. Neste versículo, podemos ver todo o zelo e cuidado que ele tem por nós, preparando o melhor aposento para vivermos a vida eterna.

Eclesiastes 3:20

To­dos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.

Eclesiastes não nega a vida após a morte e nos adverte quanto à futilidade de vivermos somente para esta vida.

Salmos 90:10

Os anos de nossa vida chegam a setenta,

ou a oitenta para os que têm mais vigor;

entretanto, são anos difíceis

e cheios de sofrimento,

pois a vida passa depressa,

e nós voamos! 

Nesta passagem, o salmista fala que viveremos determinado período, e nesse tempo, devemos nos preparar para o mundo vindouro. Haverá sofrimentos, mas devemos estar convictos de que a vida é preciosa demais para ser desperdiçada.

2 Coríntios 5:1

Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas. 

Em Coríntios, Paulo tem apontado que, em meio à fraqueza e deterioração do corpo, ele é encorajado pelo pensamento de que o temporal é transitório, enquanto o espiritual é eterno. 

João 16:22

Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém tirará essa alegria de vocês. 

Jesus conversou com os seus discípulos sobre a sua partida, afirmando que eles iriam ficar tristes, mas toda a tristeza seria transformada em alegria. Vivemos em um mundo de tantas decepções, tristezas e lutas, mas, Jesus prometeu converter a nossa tristeza em alegria. Então, não podemos perder a confiança nEle, crendo e confiando que após a tristeza virá a alegria.

Apocalipse 21:3-4

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. 

Deus se compadece do sofrimento de seus servos e promete que haverá um dia em que a dor e o mal serão banidos para sempre. As lágrimas citadas no versículo referem-se à angústia, perseguição, opressão, dor e morte.

Jó 19:25-26

Eu sei que o meu Redentor vive

e que no fim se levantará

sobre a terra. E, depois que o meu corpo

estiver destruído e sem carne,

verei a Deus. 

O significado deste versículo, refere-se ao sofrimento de Jó, pois, por mais prolongadas suas calamidades, ele tinha a confiança no fato de que Deus o vindicaria, chegando assim, a vida eterna.

1 Tessalonicenses 4:13-14

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. 

Os versículos referem-se a morte como

o ressurgimento de uma nova vida. Através dele, cremos que a esperança está na volta do Senhor Jesus, onde seremos arrebatados e estaremos para sempre com aqueles que partiram antes de nós.

Confira mais notícias clicando aqui.