Luto: Aprendendo a lidar com a morte de um ente querido

Luto

A vida faz parte de um ciclo onde nascemos, vivemos, reproduzimos e morremos. A morte é um dos momentos mais difíceis da vida e compreender suas etapas pode ser um processo bastante demorado.

Lidar com a morte de um ente querido não é fácil, o momento é de grande abalo emocional, envolvidos por diversos sentimentos como: culpa, tristeza, raiva, choque, estresse, ansiedade, medo, choros, entre outros.

O luto também pode acometer nossa saúde através de sintomas como: náuseas, fadiga, palpitação, problemas digestivos, aumento ou perda de peso, insônia, dores, problemas cardíacos, gastrite, imunidade reduzida, entre outras doenças comuns. 

Por ser um processo totalmente individual, cada ser humano possui uma maneira diferente de reagir ao luto. Não existe um estereótipo para o tempo, o processo pode durar por alguns dias, horas, meses ou anos. 

Como superar o luto

Apesar de não existir uma fórmula mágica para acabar com esse momento, sugerimos algumas medidas que podem te ajudar a passar pelo luto sem causar danos permanentes em outras áreas da sua vida. Veja abaixo:

Amigos e familiares – Conte sempre com o apoio emocional de amigos e familiares. Eles são ótimos ouvintes e podem te ajudar a superar esse momento mais rapidamente. Na impossibilidade de estar com essas pessoas, procure um grupo de apoio.

Estar rodeado de pessoas é muito importante para o nosso engajamento social, além de ouvirmos palavras de apoio que nos encorajam, transmitem afeto, carinho e nos distraem. 

Se apegue em Deus – Deus tem uma razão especial por ter recolhido e seu ente querido. Independente da sua religião, faça uma oração. Acredite, ela acalma e tranquiliza nos momentos mais difíceis.

Terapias – A terapia ajuda a superar todo o abalo ocasionado pelo luto. Através de algumas seções da terapia cognitivo-comportamental é possível trabalhar com o medo da morte e todos os comportamentos decorrentes do luto. É uma ótima alternativa para a superação do momento de tristeza e dor.

Conte com a ajuda de um psicólogo. Ele poderá te ajudar a superar esse momento de tristeza.

Passeios e viagens – novos ares são ideias para colocarmos a nossa mente para relaxar. Um passeio no parque ou no shopping, uma caminhada, uma viagem, seja ela para um lugar perto ou longe, já vai te ajudar a espairecer. Dica: Leve contigo um fone de ouvido com músicas relaxantes.

Volte às rotinas Assim que passar as etapas iniciais do luto, volte para suas rotinas diárias. Infelizmente, algumas pessoas se sentem culpadas quando pensam em voltar à vida normal, porém, não permita que isso aconteça. 

Volte ao trabalho, à escola, faculdade, curso, à igreja, pois tudo isso irá te ajudar a distrair, impedindo que pensamentos ruins invadam sua mente.

Caso não consiga voltar às rotinas depois de muito tempo, busque ajuda psicológica. 

Livre-se do sentimento de culpa – o seu ente querido se foi porque o dia dele chegou. Não fique com ressentimentos, pois a morte é inevitável. 

Confira mais notícias aqui.