Dicas para lidar com alguém que acabou de perder um ente querido

Dicas para lidar com alguém que acabou de perder um ente querido

Uma das dores mais intensas que o ser humano pode suportar é vivenciar a morte de alguém especial, não é mesmo? Acompanhe a matéria e veja dicas importantes para lidar com quem acabou de perder um ente querido.

Para iniciarmos, é fundamental entendermos o real significado do luto, seja ele pela perda de um filho, cônjuge, mãe, pai, amigo, tios, primos ou até mesmo um animal de estimação. 

O processo de luto tem como principal característica um conjunto de reações emocionais, ocasionados pela lembrança de quem partiu, sendo: a tristeza, estresse, depressão, medo, choque, ansiedade, raiva e culpa.

A dor do luto também pode afetar diretamente a saúde física, ocasionando insônia, fadiga, palpitação, náusea, problemas digestivos, imunidade reduzida, infecções frequentes, aumento ou perda de peso, entre outras doenças comuns, como dificuldade na metabolização de nutrientes, problemas cardíacos etc.

A dor ocasionada pelo luto é um processo individual do ser humano, podendo demorar ou não para a superação.

O que devo fazer para consolar uma pessoa enlutada?

Quando presenciamos o sofrimento de uma pessoa querida devido ao luto, na maioria das vezes, ficamos sem saber como agir e o que dizer. Nessas horas, pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida do enlutado, para que consiga recarregar as suas energias e seguir em frente. Quer saber como?

Abraço

Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. O abraço ajuda a curar a solidão, o isolamento e até mesmo a raiva.

Mensagens

Mande mensagens de bom dia, boa noite ou até mesmo frases motivacionais. Deixe a pessoa ciente do seu carinho e afeto para com ela.

Ofereça ajuda

Às vezes a pessoa necessita de um tempo, ofereça para cuidar dos filhos, das plantas, da casa, dos pets.
Faça ações inesperadas como a compra de um almoço ou um jantar e mande entregar na residência. Prepare um chá, cappuccino ou chocolate quente.
Pergunte sempre: “O que posso fazer por você?”.

Seja um ouvinte

Ouça com atenção o que ela tem para falar, deixe-a desabafar.

Trabalho

Se ela for sua colega de trabalho, ajude-a nas tarefas oferecendo total apoio, cubra as reuniões.

Se você é o gestor, seja compreensível e saiba que o rendimento não será o mesmo. Se for o caso, permita flexibilidade no horário de trabalho.

Converse com os colegas de trabalho e faça um cartão carinhoso de retorno ao trabalho, demonstrando as condolências.

Faça convites

Convide-a para sair, seja em uma caminhada no parque ou até mesmo em um passeio no shopping, para que ela consiga desabafar.

Presentes

Ajude a pessoa a se sentir melhor, oferecendo uma sessão de massagem, manicure, cabeleireiro ou até mesmo a ida em um boliche.

Veja mais notícias como essa clicando aqui.