A musicoterapia é uma técnica que tem como principal objetivo trabalhar com a saúde dos pacientes através da música, ajudando assim, a desenvolver melhor as frequências cardíacas, respiratórias e pressão arterial.
Cientificamente comprovado, a musicoterapia também melhora o desempenho dos pacientes conforme suas sessões, proporcionando melhor desempenho em suas sensações corporais, aprendizado e na capacidade de expressar suas emoções.
As sessões são feitas em grupos ou individual, podendo ser realizado com o paciente passivo, onde ele somente escuta o musicoterapeuta tocando, ou ativo, participando e fazendo música com o terapeuta. É feita através da execução de melodias, ritmos e batidas de uma música ou trecho musical.
Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.
A musicoterapia e o luto
A musicoterapia pode ajudar a enfrentar o processo do luto, pois, transmite serenidade diante dos quadros de adoecimento, internação e nos momentos finais da vida.
Segundo pesquisa, em uma paróquia da região de Goiânia, feita com um grupo de pessoas enlutadas, foi constatado que a musicoterapia auxilia na expressão de sentimentos, permitindo assim, a construção de novos propósitos.
A música como aliada
A música transmite emoções positivas ou negativas. Através dela, nossas emoções são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc.
Ela consegue melhorar o nosso humor, memória, lembranças, atenção e concentração.
A técnica também ajuda os estudantes com dificuldade de aprendizagem, melhora a qualidade de vida de idosos e pacientes crônicos, possibilita a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração de menores infratores.
Efeitos no organismo
A musicoterapia é responsável pelas emoções, agindo diretamente na região do cérebro e gerando motivação e afetividade.
Também aumenta a produção de endorfina, uma substância naturalmente produzida pelo corpo, gerando sensação de prazer.
Contudo, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável e benéfica.
Benefícios
Abaixo encontram-se todos os benefícios que a musicoterapia proporciona, vejamos:
- Alivia as dores de cabeça;
- Auxilia em doenças mentais;
- Melhora a expressão corporal;
- Aumenta a capacidade respiratória;
- Estimula a coordenação motora;
- Controla a pressão arterial;
- Melhora os distúrbios do comportamento;
- Melhora a qualidade de vida;
- Ajuda a tolerar o tratamento contra o câncer;
- Ajuda a suportar dores crônicas;
- Ajuda a acabar com a depressão.
Confira mais notícias clicando aqui.