Nunca estamos preparados para perder alguém querido, porém, quando a morte acontece ficamos desestruturados psicologicamente.
O fato é que a superação da dor mediante ao luto pode ser um processo demorado, mas encará-lo faz parte do processo.
Nessas horas é importante buscar ajuda, através de pessoas especiais e terapias, para colocar para fora toda a tristeza. Não esconda a dor, para superá-la é preciso desabafar.
Veja abaixo algumas dicas importantes para encarar esse momento de tristeza:
Não se isole
Quando passamos pelo luto, acabamos nos isolando dos amigos, da família e na maioria das vezes do nosso próprio lazer. Nessas horas, o isolamento não é a saída mais indicada e você poderá chegar a um processo depressivo.
Busque aquele amigo especial, converse, passeie, desabafe, abrace e lembre-se apenas dos momentos felizes com a pessoa que partiu.
Estar rodeado de pessoas é muito importante para o nosso engajamento social, além de ouvirmos palavras de apoio que nos encorajam, transmitem afeto, carinho e nos distraem.
Terapias
Depois do impacto da perda de alguém especial, é hora de saber como controlar e lidar com a saudade. Afinal, precisamos superar a dor para seguir em frente.
A terapia ajuda a superar todo o abalo ocasionado pelo luto. Através de algumas seções da terapia cognitivo-comportamental é possível trabalhar com o medo da morte e todos os comportamentos decorrentes do luto. É uma ótima alternativa para a superação do momento de tristeza e dor.
Conte com a ajuda de um psicólogo. Ele poderá te ajudar a superar esse momento de tristeza.
Livre-se do sentimento de culpa
A pessoa especial se foi porque o dia dela chegou. Não fique com ressentimentos, pois a morte é inevitável.
Mantenha uma rotina normal
Não pare de executar as suas rotinas diárias. Comece com as tarefas cotidianas, como cuidar da casa, dos filhos e dos pets. Depois, volte ao trabalho e aos estudos.
Preserve as boas memórias
É mais saudável para você se concentrar nas boas lembranças sobre o ente querido. Afinal, por que focar em coisas tristes e ruins quando se pode recordar tantas boas memórias? Pense somente no que foi bom, de tudo o que passaram juntos.
Lembre-se do sorriso, da alegria, do quanto a pessoa que partiu ficaria triste em te ver cabisbaixo.
Quanto tempo dura o luto?
O processo de luto é totalmente individual, pois, cada ser humano possui uma reação e interpretação diferente do luto.
O tempo de duração do luto costuma variar de acordo com a intensidade com que os sentimentos são vivenciados. Para algumas pessoas, esse tempo parece eterno, já para outros, é apenas um momento da vida que o tempo irá resolver.
O que precisamos ter em mente é que assim como todos os sentimentos que nos cercam, o luto deve ser compreendido, para que possamos restabelecer nosso equilíbrio emocional interno.
Confira mais notícias clicando aqui.